Solicitar proposta
Carteira de Trabalho digital deve simplificar contratações
25 de outubro de 2019
Governo extingue multa de 10% do FGTS para empresas
17 de dezembro de 2019

Três perguntas e respostas sobre o 13º salário

1 – Como funciona o 13º? Na prática, ele funciona como o pagamento de um salário extra ao trabalhador no final de cada ano, caso ele tenha trabalhado o ano todo na empresa. Em regra, o pagamento do benefício deve ser realizado até o dia 20 de dezembro do ano corrente. No entanto, existe a possibilidade de realizar parcelamento em duas vezes. A primeira parcela é isenta de descontos e deve ser paga até o dia 30 de novembro. Já na segunda parcela incidem os descontos do INSS (8%, 9% ou 11%, dependendo da renda) e do Imposto de Renda Retido na Fonte (variável de 7,5% a 27,5%). 2 - Como calcular o valor do pagamento? Divide-se todos os salários recebidos pelo trabalhador durante o ano do trabalhador por doze. Depois, é só multiplicar esse resultado pelo número de meses trabalhados. Atenção: horas extras, comissões adicionais e adicionais noturno e de insalubridade devem entrar no cálculo. 3 - Como diminuir o impacto no caixa da minha empresa? Uma forma de atenuar o baque é realizar o provisionamento mensal dos recursos. “Você faz o cálculo de um doze avos do salário líquido, e vai depositando esse valor em uma conta aberta somente para isso”, recomenda Carlos Martins. Ele reitera que é fundamental que o empreendedor “não mexa” nessa conta, “para que não tenha surpresas no final de ano”.
Artigo Relacionado
19 de dezembro de 2023
O que acontece se o planejamento tributário de uma empresa não for realizado?
Você já parou para pensar no impacto devastador que a falta de um planejamento trib [...]
30 de outubro de 2023
Tudo o que você precisa saber sobre Planejamento Tributário
A fim de auxiliar você a sanar possíveis dúvidas sobre Planejamento Tributário, a [...]
Ação!