Solicitar proposta
construçao
Ação de não tributação das permutas tem parecer favorável e abre precedentes otimistas
4 de junho de 2018
novo cronograma do eSocial
Publicado novo cronograma do e-Social
17 de outubro de 2018

A controladoria e seu aporte para o planejamento tributário na Construção Civil

controladoraa

A contabilidade aplicada à construção civil é composta por diversas especificidades, fazendo com que os profissionais da área estejam em constante atualização e evolução de conhecimento sobre as leis e suas modificações.

O planejamento tributário torna-se necessário, tendo em vista a complexidade tributária no Brasil. No entanto, essa prática não está ligada apenas à busca pela economia fiscal, ela também é uma ferramenta muito importante de gestão, e é nesse fator que a controladoria assume um papel de suma importância dentro da entidade.

A controladoria é responsável por inúmeras funções dentro da empresa, entre elas administrar e supervisionar os departamentos ali presentes. De acordo com Tung (1994), a controladoria, se bem executada, é capas de fornecer dados e informações internas, com o objetivo de planejar e pesquisar pontos que estão ou podem vir a colocar a instituição em risco.

Dentro da construção civil, a Controladoria trabalha no assessoramento aos gestores no processo de elaboração do planejamento tributário, identificando as metas e objetivos. Faz parte desse processo distinguir: as fontes de recursos, os métodos tributários possíveis, as atividade imobiliária, a estruturação do orçamento, bem como, avaliar os estoques, formas de reconhecimento de receita e o fator gerador de imposto de renda e contribuição social, com o intuito de controlar os impostos e diagnosticar possíveis postergações, reduções ou até mesmo a extinção de tributos.

Também é papel da Controladoria, durante a realização do projeto, identificar e retificar possíveis desvios. Para isso, o recolhimento de dados e informações confiáveis são de suma importância no auxílio aos gestores, que poderão tomar medidas assertivas, com base nos dados apresentados.

Resumindo, aderir ao planejamento tributário é uma forma lícita que as empresas possuem de buscar a redução na carga tributária. E para contribuir nesse segmento temos o assessoramento da controladoria, qual obtém informações que vão auxiliar no planejamento, execução e controle, atingindo os resultados desejados. Procure um contador de sua confiança.

Texto elaborado por Evandro Klappoth contador na Conjel Contabilidade, com base no artigo publicado na Revista Catarinense da Ciência Contábil: Contribuições da controladoria ao planejamento tributário em empresas do ramo da construção civil.

Referências: Viviane Blotz, Luiz Felipe Ferreira, Edith Nunes da Silva e Erica Elisa Dani.

Artigo Relacionado
15 de março de 2024
Prepare-se para a entrega das declarações do IRPF 2024: Guia Completo e Datas Importantes
Iniciada a entrega das declarações do Imposto de Renda 2024! O prazo para declarar [...]
20 de novembro de 2018
Medida provisória nº 224 (PREFIS/2018)
Institui o Programa Catarinense de Recuperação Fiscal de 2018 (PREFIS-SC/2018) e es [...]
Ação!