Solicitar proposta
novo cronograma do eSocial
Publicado novo cronograma do e-Social
17 de outubro de 2018

5 Dicas para melhorar a organização financeira do seu negócio!

Quando falamos sobre organização financeira, sabemos que não estamos falando sobre realizar nenhum grande milagre. É preciso, assim como própria expressão já sugestiona, realmente se organizar. O que acaba por acontecer diversas vezes é que falta as pessoas saberem como essa organização pode ser feita. Algumas, inclusive, se assustam com o tema, fogem e acabam enfrentando problemas que poderiam ser evitados se houvesse um maior conhecimento e tranquilidade sobre o assunto. Pensando nesse cenário, nós aqui da Conjel separamos cinco dicas para melhorar a organização financeira do seu negócio! Nossa intenção é mostrar que o caminho para o equilíbrio pode ser mais fácil do que você imagina. Vamos lá?

1. Faça uma divisão dos departamentos

Essa talvez seja uma dica simples, mas que afirmamos que pode passar batido muitas vezes graças a uma rotina estressante e com demandas intensas. Tente enxergar seu negócio como se fosse uma fábrica. Se as pessoas não souberem exatamente quais são suas funções e obrigações, o trabalho tende a ficar confuso, alterando prazos e, inevitavelmente, mexendo também com os seus gastos. A organização em departamentos ajuda as pessoas a saberem onde suas obrigações começam e terminam, criando assim uma melhor harmonia e, gradativamente, um ritmo de trabalho que seja estável o suficiente para que os prazos sejam respeitados e, com isso, seja mais fácil mensurar resultados e desempenhos.

2. Tenha um mapeamento dos processos

Outra dica: quando você não quer se perder, o que costuma fazer? Se você respondeu: olhar um mapa, significa que sua mente já sabe o que precisa ser feito para enxergar os melhores caminhos dos processos dentro da sua empresa. Mapeie-os! Sabendo por eles passam, quanto tempo eles demandam e onde enfrentam mais ou menos dificuldades vai ajudar você e a sua empresa a entenderem melhor seus prazos e também a melhorar os pontos que demandam uma maior atenção, diminuindo assim os retrabalhos que costumam exigir um novo processo dentro da sua empresa.

3. Classifique e delegue as tarefas

Uma coisa que acabamos fazendo de forma constante com nossos negócios é não saber como classificar e delegar as tarefas para outros profissionais. Existem receios de que talvez outra pessoa não saiba ou não possa cuidar das demandas que são exigidas pelos nossos negócios e com isso acumulam-se funções, transformando os processos dentro da sua empresa um tanto caóticos pelo tempo que não está sendo bem distribuído.
Faça uma lista do que é mais urgente até o que não é e, aos poucos, vá delegando essas atividades para as pessoas. Dessa forma você poderá sentir os processos circulando melhor dentro da sua empresa e passando pelas mãos das pessoas capazes de resolver seus problemas. Confie em quem está com você nessa jornada!

4. Capacite a sua empresa

Ter pessoas capacitadas ao nosso redor é o que faz a diferença entre o sucesso e o fracasso. A sugestão que passamos, portanto, é que você sempre possa proporcionar aprimoramentos na sua equipe para que eles não somente cresçam como pessoas, mas também como profissionais, podendo futuramente auxiliar você e a sua empresa crescerem ainda mais e a alcançar voos ainda maiores – acredite, a sensação de confiança também mudará completamente quando o colaborador enxergar que existe um real investimento sendo feito em seus serviços.

5.Implemente ferramentas de gestão

Nós aqui na Conjel já apresentamos uma solução que pode fazer toda diferença para o avanço da sua empresa: a implementação de ferramentas de gestão. Sistemas de contabilidade integrada, por exemplo, trazem agilidade a sua empresa para que o foco possa estar presente em processos menos burocráticos e que podem ser resolvidos em menos tempo.

Hoje em dia sabemos que tempo é dinheiro. Com essas cinco dicas de organização financeira no seu negócio, você definitivamente poderá alcançar objetivos cada vez maiores. Sabemos das dificuldades, mas temos mais de trinta anos de experiência em conectar as pessoas aos seus objetivos. Se você quer ir ainda mais longe, conte conosco! Venha para a Conjel!

Artigo Relacionado
17 de outubro de 2018
Publicado novo cronograma do e-Social
Optantes pelo Simples Nacional e empregadores pessoa física enviarão suas tabelas e [...]
novo cronograma do eSocial
30 de maio de 2018
BPO financeiro
O BPO Financeiro (Business Process Outsourcing)  do departamento financeiro é uma t [...]
BPO FINANCEIRO
Ação!