Solicitar proposta
O ano está acabando e você já está pensando em começar 2022 com o pé direito? O que acha de transformar seu negócio em microfranquia?
12 de novembro de 2021
Novidades sobre o Pix!
29 de novembro de 2021

Você sabe como consultar suas dívidas e pendências fiscais?

Para manter a saúde financeira da sua empresa, é sempre necessário estar atento a possíveis débitos que, graças a correria da rotina, podem ter passados despercebidos. Você sabe como fazer uma consulta sobre a sua situação financeira, seja ela física ou jurídica? Nós da Conjel pensamos em mostrar a você os possíveis caminhos a serem seguidos, confira só:

e-CAC

A Receita Federal tem um Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte. Essa plataforma existe faz algum tempo e é por ela que você conseguirá realizar sua consultar suas informações cadastrais, além de verificar o diagnóstico fiscal e, se necessário, também realizar a emissão da DARF para pagamentos de débitos.

Como acessar

Basta acessar o site do e-CAC, realizar login e após acessar o sistema, você terá, no menu lateral, as informações que precisa.

Quem pode consultar

Quando olhamos portais assim, acreditamos que existam diversos protocolos e que por vezes nós mesmos não podemos realizar esses processos. Claro que essa é uma impressão errada e quanto ao e-CAC, qualquer pessoa física, seja o próprio contribuinte ou seu representante legal podem realizar o acesso no portal.

Claro que, sendo pessoa jurídica as regras mudam um pouco. Nesses casos podem acessar: o titular de firma individual; qualquer sócio ainda que apenas cotista; o dirigente da sociedade; representante legal, desde que constem do Quadro de Sócios e Administradores (QSA) informado no CNPJ na data da solicitação; ou procurador legalmente habilitado.

Portal Regularize

Caso você possua dívidas com a PGFN (Procuradoria Geral da Fazenda Nacional) você tem outro caminho para realizar sua consulta e regularização, que é o portal Regularize. É importante dizer que ao acessar o sistema pela primeira vez, o usuário deverá se cadastrar mesmo que tenha login pelo e-CAC.

Essas são as formas possíveis de realizar sua consulta fiscal. Caso você sinta que precisa de ajuda, não hesite em buscar quem tem experiência no mercado contábil. Nós da Conjel temos uma história de mais de 35 anos e prezamos sempre pelo melhor para o cliente e nossas portas estarão sempre abertas para você.

Artigo Relacionado
19 de dezembro de 2023
O que acontece se o planejamento tributário de uma empresa não for realizado?
Você já parou para pensar no impacto devastador que a falta de um planejamento trib [...]
30 de outubro de 2023
Tudo o que você precisa saber sobre Planejamento Tributário
A fim de auxiliar você a sanar possíveis dúvidas sobre Planejamento Tributário, a [...]
Ação!