Solicitar proposta
Contabilidade para engenheiros, para que serve?
10 de abril de 2022
Ambiente Nacional da NF-e tem parada programada a partir desta sexta –feira (13)
13 de maio de 2022

Dia do Empregado Doméstico: Empregador, mostre que se importa.

Entenda como funciona o eSocial.

Quer contratar um empregado doméstico e não sabe como regularizar seu funcionário? A Conjel explica!

Leia essa matéria e entenda como funciona o E-Social  e suas vantagens:

A sigla e-Social significa Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas, na prática é um programa criado pelo Governo Federal em 2015, para facilitar o esclarecimento das obrigações e direitos trabalhistas. O sistema é utilizado por pessoas físicas e jurídicas, qualificadas como empregadores para gerenciar a folha de pagamento de seus empregados.

Um dos benefícios trazidos pelo e-Social, está a comodidade de entregar seus encargos de forma unificada, dispensando a necessidade de enviar várias declarações diferentes, pois o sistema já inclui o fechamento da folha de pagamento e emissão da guia DAE (Documento de Arrecadação do eSocial), facilitando para o empregador onde o mesmo irá pagar em uma única guia os valores correspondentes à contribuição previdenciária, FGTS e Imposto de Renda.

Diferença do e-Social para empresas e para o empregador doméstico:

O e-Social para empresas é para quem tem CNPJ, e o eSocial Doméstico é para uso das pessoas físicas que contratam outra pessoa física. O eSocial para empresas, foi projetado para o uso das empresas simplificarem o envio das suas informações sobre os seus trabalhadores.

Desta forma, todas as comunicações relativas à admissão, rotinas trabalhistas, contribuições previdenciárias e rescisão, são enviadas a um único sistema: o eSocial.

O cadastro para empregadores é obrigatório pela Lei Complementar 150/2015.

O cadastro deve ser feito no site do E-Social, onde de início o empregador deverá realizar seu cadastro como primeiro acesso e posteriormente iniciar o cadastro de seu colaborador para gerenciar suas atividades.

Ainda é possível terceirizar o serviço de gestão de folha de pagamento, pois a plataforma além de burocrática, exige acompanhamento mensal para gerir a folha de pagamentos e registros necessários.

É aí que a Conjel Contabilidade entra, para te livrar da burocracia e otimizar o seu tempo. Ao contar com uma ajuda especializada, você nunca mais vai ter dor de cabeça com processos contábeis e administrativos, e ainda manterá suas obrigações como empregador sempre em dia.

Vale a pena investir!

Conjel Contabilidade: 37 anos conectando você aos resultados!

Artigo Relacionado
19 de dezembro de 2023
O que acontece se o planejamento tributário de uma empresa não for realizado?
Você já parou para pensar no impacto devastador que a falta de um planejamento trib [...]
30 de outubro de 2023
Tudo o que você precisa saber sobre Planejamento Tributário
A fim de auxiliar você a sanar possíveis dúvidas sobre Planejamento Tributário, a [...]
Ação!