Solicitar proposta
Ambiente Nacional da NF-e tem parada programada a partir desta sexta –feira (13)
13 de maio de 2022
3 vantagens de ter um BPO financeiro para o seu negócio
22 de junho de 2022

Os segredos para ser um Empreendedor de sucesso

Para quem brilha os olhos quando o assunto se trata de ter o próprio negócio, é um desejo que envolve realizar sonhos, dedicação, paixão e em algumas vezes, necessidade. Alguns empreendedores consideram isso como seu sonho e projeto de vida, enquanto outros, são forçados a iniciar um negócio depois de estarem desempregados por algum motivo.

Em ambos os casos, envolve planejamento, “mão na massa” e aplicação de conhecimento para que dê certo. Afinal, sabemos que não basta ter uma ideia, mas entender o mercado em que você quer entrar, desenvolver um plano de negócio, pensar como tornar seu produto e/ou serviço valioso e principalmente, estar acompanhado de profissionais altamente capacitados para a tomada de decisões.

Importante entender que nada nasce pronto, e quando não planejado de maneira correta, pode ser que o sonho de ter o próprio negócio quase nem saia do papel. Sabemos que para abrir uma empresa no Brasil, é necessário atender uma série de requisitos. Se este processo for realizado com dúvidas e falta de planejamento, se torna o primeiro obstáculo ao empreendedor iniciante, onde pode ser levado a desistir do sonho de ter seu produto, e/ou serviço amplamente conhecido e reconhecido no mercado.

O que podemos afirmar é que o sucesso empresarial do negócio não vem com manual, mas tendo conhecimento do tipo de negócio com o qual você pretende trabalhar, o enquadramento de porte, bem como, o enquadramento tributário que a empresa irá optar   é fundamental.

Para definir a abertura da empresa, é necessário que o Empreendedor tenha em mente que precisará definir: Tipo empresarial, enquadramento de porte e regime tributário. Sem análise, o Empreendedor poderá pagar impostos muito além do devido, ou até pagar menos do que deveria, o que também não é correto. Independente do contexto, a empresa poderá recolher impostos de forma irregular, e ter problemas com os órgãos públicos.

Abaixo destacamos os principais tipos empresariais, bem como o enquadramento de porte  e enquadramento tributário existentes:

  TIPO EMPRESARIAL  ENQUADRAMENTO DE PORTEENQUADRAMENTO TRIBUTÁRIO
MEI (MicroempreendedorMicrempresa (ME);SIMEI;
Individual);Empresa de Pequeno Porte (EPP);Simples Nacional;
Empresário Individual; Sociedade Empresária Limitada;Empresa de médio a grande porte.Lucro Presumido; Lucro Real.
Sociedade Anônima.  

Como vimos ao longo deste artigo, desde o sonho de ter o próprio negócio até a efetivação do registro da abertura da empresa requer análise e conhecimento aplicado em diversas áreas. E ainda, podem existir situações mais específicas – a exemplo de inscrição em conselho de classe – além das decisões societárias relacionadas ao tipo empresarial, porte e enquadramento tributário.

Para que o Empreendedor não tenha preocupação em tomar a decisão certa, diante das inúmeras possibilidades que a legislação brasileira permite para abertura de seu próprio negócio, o time de especialistas da Conjel Contabilidade entende do assunto e realiza bons negócios há 37 anos, transformando os sonhos de seus clientes em realidade.

E você, tem o sonho de abrir a sua própria empresa? Entre em contato conosco, e conte com nossos profissionais para lhe oferecer diversas soluções para todos os tipos de negócios, fornecendo segurança nas informações necessárias para que o seu negócio seja um sucesso.

Por: Leilane Romani - Coordenadora Gestão Societária Conjel Contabilidade

Artigo Relacionado
22 de junho de 2022
3 vantagens de ter um BPO financeiro para o seu negócio
O BPO Financeiro é a Terceirização do Setor Financeiro de sua empresa, ou seja, as [...]
13 de maio de 2022
Ambiente Nacional da NF-e tem parada programada a partir desta sexta –feira (13)
A Receita Federal anunciou que o Ambiente Nacional da NF-e será paralisado para manu [...]
Ação!