Solicitar proposta
Engenheiro Civil deve ser PJ ou PF?
10 de outubro de 2022
Qual o melhor regime tributário para empresas do seguimento da construção civil?
20 de janeiro de 2023

A IMPORTÂNCIA DA INOVAÇÃO

Em algum momento de sua trajetória as todas as empresas irão se deparar com a necessidade de inovar, com a mudança extremamente rápida do mercado, as organizações se veem em meio uma demanda por mais agilidade nos processos, entrega de resultados e por ideias inovadoras.

Ainda se entende que inovação é fazer algo novo, criar um produto, uma ideia ou a prestação de um novo serviço. Mas, sua aplicabilidade vai muito além disso, inovação pode ser repensar algo que já está criado, fazendo-o de forma diferente, inovadora, eficiente, gerando assim, melhores resultados.

Investir em inovação traz a empresa uma maior chance de sucesso em suas ações, devido ao fato de ter intrinsicamente em seu princípio, a melhoria na satisfação dos clientes. Isso ocorre, porque o consumidor normalmente é atraído pelas novidades, inclusive, se for da empresa a qual ele já consome produtos e/ou serviços e se essa inovação agregar valor a ele, a empresa fideliza ainda mais esse cliente.

Ao iniciar o ciclo de inovação, haverá sempre a necessidade desse negócio se reinventar, renovando e/ou recriando suas soluções, tanto para seus clientes quanto para seus colaboradores.

Para isso é importante que a empresa tenha um profissional dedicado a inovação, sendo responsável por transformar necessidades e tendências em ações realizáveis para geração de valor na companhia.

O QUE FAZ UM PROFISSIONAL DE INOVAÇÃO?

O profissional da inovação é responsável por fomentar e guiar a cultura de inovação, trazendo em pauta as transformações necessárias para o futuro da empresa e guia-la para que essas transformações aconteçam. Seja a implementação de uma nova ideia, novo modelo de negócio, nova tecnologia ou metodologia de processo, gerando valor a companhia.

Esse profissional deve ter habilidades para analisar as necessidades da empresa e soluções disponíveis no mercado, tendo a capacidade de selecionar e implementar as inovações que se alinham com o propósito e objetivos da organização, direcionando-a para a melhoria contínua, garantindo sua competitividade no mercado.

Algumas das atribuições desse profissional são:
* Desenvolver internamente ações para sustentar a cultura de inovação na empresa;
* Manter a alta direção a par das tendências de mercado, alinhando as inovações de acordo com a sua empresa, para que os avanços estejam sempre a favor do seu negócio;
* Gerenciar os projetos executados, mensurando e apresentando os resultados obtidos.

BENEFÍCIOS DA INOVAÇÃO

A inovação pode trazer diversos benefícios as empresas que se utilizam dela:

Nos serviços: O uso da tecnologia permite realizar tarefas com mais agilidade, excelência e segurança;

Nas equipes:  Com o auxílio de um profissional da inovação, a equipe pode desenvolver o trabalho com muito mais eficiência, em menos tempo e ainda oferecer atendimento ao cliente de forma exemplar;

Nos processos: Um exemplo sobre como a inovação é aplicada aos processos, é a utilização da Inteligência Artificial, que permite a automatização das entradas de documentos fiscais, dentre outros processos. Com uma ferramenta assim, a empresa pode identificar problemas no documento; complementar informações a serem utilizadas nas apurações de impostos, obrigações acessórias e ajustar eventuais informações incorretas.

Referências:

https://www.prosoft.com.br/blog/inovacao-contabil/
https://blog.aevo.com.br/gestor-de-inovacao/
https://www.playstudio.io/blog/gestor-de-inovacao#:~:text=O%20gestor%20–%20ou%20head%20–%20de,e%20como%20fazê-las%20acontecer.
https://www.jornalcontabil.com.br/a-importancia-da-inovacao-para-o-sucesso-nos-negocios/

Artigo Relacionado
19 de dezembro de 2023
O que acontece se o planejamento tributário de uma empresa não for realizado?
Você já parou para pensar no impacto devastador que a falta de um planejamento trib [...]
30 de outubro de 2023
Tudo o que você precisa saber sobre Planejamento Tributário
A fim de auxiliar você a sanar possíveis dúvidas sobre Planejamento Tributário, a [...]
Ação!