Solicitar proposta
Como funciona a regularização de obras de construção civil?
13 de junho de 2023
Tudo o que você precisa saber sobre Planejamento Tributário
30 de outubro de 2023

A importância da contabilidade para uma incorporadora

A contabilidade desempenha uma função importante para fornecer o alicerce financeiro para o sucesso das incorporadoras, que desempenham um papel fundamental na construção de empreendimentos. Desta forma, a contabilidade ajuda a otimizar processos, garantir a conformidade legal e fornecer insights valiosos para o setor.

Neste artigo, exploramos as principais atribuições da contabilidade em uma incorporadora:

1. Gerenciamento Eficiente de Custos:

Um dos principais desafios enfrentados pelas incorporadoras é o gerenciamento eficiente de custos em cada projeto. Com isso, é possível evitar desperdícios e tomar decisões embasadas para otimizar recursos. Além disso, relatórios financeiros precisos permitem uma análise detalhada dos resultados, facilitando o planejamento financeiro ao longo prazo.

2. Conformidade Legal e Fiscal:

Manter-se atualizado com as obrigações fiscais, normas contábeis e regulamentos é essencial para evitar multas e garantir que possam impactar significativamente as finanças da empresa. Uma contabilidade especializada irá assegurar que todos os seus procedimentos contábeis estejam em conformidade com as exigências legais, permitindo que sua empresa se concentre em seu core business.

3. Análise de Rentabilidade e Desenvolvimento Estratégico:

A contabilidade também é fundamental para a análise da rentabilidade de cada projeto desenvolvido pela incorporadora. Por meio de indicadores financeiros precisos, como o Retorno sobre o Investimento (ROI) e a Taxa Interna de Retorno (TIR), é possível avaliar o desempenho de cada empreendimento e determinar a viabilidade de projetos futuros. Essa análise embasada em dados permite que a empresa tome decisões estratégicas, identifique áreas de melhoria e aproveite oportunidades de crescimento.

4- RET:

Não podemos deixar de falar também sobre o RET, Regime Especial de Tributação, previsto na Lei n. 10.931/2004, que tem como objetivo, reduzir a carga tributária associada à incorporação imobiliária por meio da redução de alíquotas.

Para aderir o RET, a incorporadora deve seguir certos padrões, bem como a adoção do Patrimônio de Afetação, que consiste na separação entre o patrimônio da incorporadora e os bens destinados à construção do empreendimento.

Além disso, a incorporadora deve entregar o termo de opção pelo RET na Receita Federal.

Benefícios do RET:

Ao aderir o RET, as incorporadoras pagam somente 4%, dos impostos, sendo feito um pagamento unificado e mensal dos seguintes tributos:

IRPJ – Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas (1,26%)

PIS/PASEP – Contribuição para os Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (0,37%)

CSLL – Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (0,66%)

COFINS – Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (1,71%)

Conte com a especialidade da Conjel!

Somos especialista em atividades contábeis para a construção civil. Ao contratar nossos serviços, você reduz os riscos de operação e otimiza suas tarefas.

Leia também: Como funciona a regularização de obras da construção civil.

Artigo Relacionado
19 de dezembro de 2023
O que acontece se o planejamento tributário de uma empresa não for realizado?
Você já parou para pensar no impacto devastador que a falta de um planejamento trib [...]
30 de outubro de 2023
Tudo o que você precisa saber sobre Planejamento Tributário
A fim de auxiliar você a sanar possíveis dúvidas sobre Planejamento Tributário, a [...]
Ação!